Mais sobre hifens

  • Post publicado:28/01/2011
Mais sobre hifens, De Olho no Texto

Ainda sobre os hifens, os prefixos ante, anti, contra, circum, hiper, infra, intra, pós, pré, sub, super, supra, ultra (para falar de alguns) e os falsos prefixos (arqui, inter, macro, micro, maxi, mini, pseudo, semi, etc.):

  • Quando acompanhados por palavras iniciadas por h, use o hífen. Exemplos: Anti-higiênico; semi-hospitalar; sub-hepático, etc.
  • Quando acompanhados por palavras que se iniciam com a mesma vogal que terminam os prefixos, use o hífen. Exemplos: Anti-inflamatório; arqui-inimigo, micro-ondas.

Juntando com a dica número 2 de ortografia, e resumindo: se os prefixos terminam com uma vogal diferente daquela que o segundo elemento – lembre-se: não use o hífen (autoescola). Se a vogal é igual, use o hífen: eletro-óptica, e se a palavra após o prefixo iniciar por h, use, também, o hífen: neo-helênico (aliás como já era antes).

Na dica anterior, eu mencionei a duplicação das consoantes “r” e “s” quando a palavra seguinte ao prefixo que termina com vogal inicia-se com “r” ou “s”, certo? Mas lembre-se: Só duplica quando o prefixo termina com vogal: ultrassom. Porém se o prefixo termina em “r”, ou seja, os prefixos hiper, super, inter, mantêm-se o hífen: hiper-resistente, inter-regional (como era antes). E em palavras como hipersônico, intersexual, ficam como eram antes, sem hífen e um “s” apenas.

O prefixo co mantém sua aglutinação: cooperar, coordenar, etc.

Mas lembre-se, toda a regra tem exceção. Consulte o VOLP (Vocabulário ortográfico da Língua Portuguesa atualizado).

Deixe um comentário