De olho no texto
  • Início
  • Janete Bridon
  • Serviços
  • Portfólio
  • Orçamento
  • Contato
Pensando nisso... 20/01/2011 0 Comentários

Incentivo à leitura

Falta muito incentivo à leitura no Brasil. Parece que as pessoas leem cada vez menos. Nas escolas, quando se fala em leitura, é como se o professor estivesse propondo uma ida ao matadouro. LEEERRR???!! É aquele coro! Eu penso que isso acontece, e parece estar piorando, porque todos estão lendo cada vez menos. Até o próprio professor! Como incentivar alguém a ler se eu não leio? É difícil. Além disso, apesar da liberdade de escolha e de expressão, ainda se força um aluno/a, filho/filha, a ler o que ele/ela não gosta. Não há nada pior do que isso. Você ficar ali lendo um livro enfadonho que não tem nada a ver com o seu “eu”. O livro pode não ser enfadonho para uns, mas para outros é sim.

Não é só incentivo na escola que falta, falta também em casa. Que tal pais e filhos passearem pelas livrarias à procura de algo em comum para lerem juntos, discutirem a leitura?

Para amar a leitura cada vez mais, eis o que eu faço: eu começo a ler um livro, se nas primeiras trinta páginas ele ainda não me conquistou, vou para o próximo. Antigamente eu me obrigava a ler o livro até o fim na esperança de que iria melhorar, e não melhorava. Agora eu dou essa chance a ele, senão volta para a prateleira. Melhor ainda é passá-lo adiante, quem sabe ele encontre seu verdadeiro dono?

Achei muito interessante uma entrevista do Paulo Coelho, se não me engano foi para o Jornal Hoje, da Globo, em que ele mostrou sua casa e sua falta de livros. Cada livro que ele lê, ele passa adiante. Ele disse que livros foram feitos para passar de mão em mão, e não para ficar ali, enfeitando. Ah! Mas há livros que dá pena, não dá? 🙂 Mas, mesmo assim…

Voltando ao incentivo à leitura, é a base de tudo. Pense duas vezes antes de dizer ao seu filho: “Menino, para de ler e vai comprar pão!”. Deixe-o ler, vá você buscar o pão! (Verifique antes se ele está mesmo lendo ou se ele está apenas fingindo para não ir comprar pão). Penso que faltam comerciais na TV que falem disso, que incentivem, que acendam a chama da vontade de saber e conhecer. Há um comercial da TV americana sobre incentivo à leitura que é uma verdadeira lição àqueles professores que, quando veem um aluno passando um bilhetinho durante a aula, vão logo o colocando para fora.  Ei-lo:

Inspiração, criatividade, reflexão, vêm de leitura, muita leitura!

Post navigation

 Post Anterior

Literatura é assim…

Próximo Post 

Nova ortografia 2 – Hífen

Posts relacionados

dez 14

Como citar 3 autores ou mais?

0
nov 30

Citações indiretas – Formatação

0
nov 23

Trabalhos científicos – Referências – Parte 6

0
nov 16

Citações diretas – Formatação

0
nov 09

Citações – O que são? Para que servem?

0
out 27

Trabalhos científicos – Referências – Parte 5

0
out 18

Trabalhos científicos – Referências – Parte 4

0
set 27

Trabalhos científicos – Referências – Parte 3

0
jul 19

Trabalhos científicos – Referências – Parte 2

0
maio 16

Trabalhos científicos – Referências – Parte 1

0
mar 20

Respiração

0
mar 13

A quantas anda o estudante autônomo?

0
fev 06

Memória e aprendizagem

0
jan 20

Literatura é assim…

0
jan 12

Aproveitando…Ler

0
jan 12

Criatividade desde cedo

0
nov 21

A dura e “oculta” vida de um professor de português

0
out 03

Vivendo a vida de trás para frente

0
out 03

De olho no texto…o blog

0

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

Cancelar resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Janete Bridon

Revisora (Língua Portuguesa e Inglesa) e tradutora.

Saiba mais...

opiniao do cliente

Faça um orçamento

Entre em contato e faça seu orçamento.

Política de Privacidade

O De olho no texto é um site voltado à revisão e à tradução de textos, que traz dicas de linguagem e de leituras. Todas as imagens postadas, que não são de minha autoria, procuro colocar os créditos, mas alguns podem não estar corretos. Então, se a foto for de sua autoria, e você não permite o uso, entre em contato comigo para remoção ou inserção dos créditos.

Categorias

Receba as atualizações do blog

* É necessário preencher

Made with By Code Themes