Chegou a vez do resumo? O que faço?

  • Post publicado:09/08/2017
Chegou a vez do resumo? O que faço?, De Olho no Texto

Ao revisar trabalhos científicos (artigos, dissertações, teses, etc.), tenho visto alguns que tratam exatamente sobre “resumos”. Muitos pesquisadores que se voltam ao levantamento de dados sobre pesquisas procuram nos resumos os dados que eles necessitam para coletar seus dados. E o que eles encontram? Principalmente em dissertações e teses? Resumos fragilizados que deixam de fora elementos importantes que deveriam constar em um resumo nesse tipo de trabalho – às vezes, a fundamentação teórica; outras vezes, os resultados; ou, ainda, o contexto, etc. Revisei um que não mencionava nem o objetivo. Desse modo, a seguir, coloquei os elementos necessários para você poder  elaborar um bom resumo.

Contexto: Por que o estudo foi feito?

Problema de pesquisa: Que problema o estudo investigou?

Objetivo geral: Qual foi o objetivo do estudo?

Objetivos específicos: Como o estudo foi feito? Quais os passos em busca do objetivo geral?

Metodologia: Qual o contexto da pesquisa: participantes (Quantos? De onde?); instrumentos de coleta de dados (Questionários? Textos? Entrevistas?); procedimentos da coleta de dados (Como foi feita a coleta?).

Fundamentação teórica: Que autores colaboraram para alcançar o objetivo? Como eles colaboraram? Lembre-se aqui de trazer apenas os principais.

Resultados: Quais foram os achados principais?

Conclusões e implicações: Qual a relevância desses achados para o campo mais amplo? Como esses achados podem ser interpretados? Qual a conclusão do estudo? Há implicações em alguma área? Quais?

E não se esqueça de colocar palavras-chave que se voltem ao cerne do seu trabalho. E o ideal é que elas estejam no resumo. E mais, na era tecnológica em que vivemos, é bom também pensar em palavras (tanto para o título quanto para as palavras-chave) que ajudem os leitores e outros pesquisadores a encontrar com mais facilidade o seu trabalho nos mecanismos de busca como o Google. Minha coach, Léia Cook, do blog Coisas da Léia, sempre me diz sobre as palavras-chave que escolho para os posts: “Essa é boa; essa não…”. Você pode ver um pouco sobre isso aqui. Coloque, também, com o objetivo, sua linha de pesquisa e sua universidade, como no exemplo: “Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa…da Universidade …., teve como objetivo…”.

Imagem: What should I do? Disponível em: https://goo.gl/iJfXVQ. Acesso em: 9 ago. 2017.

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Deixe um comentário