Alguns cuidados para uma boa redação
Gostaria, antes de tudo, pedir desculpas pelo meu desaparecimento. Tive de fazer algumas escolhas para dar conta de uma graduação, de um mestrado e de trabalho – todos ao mesmo tempo. Agora, as coisas acalmaram um pouco – graduação terminada -, e com uma mensagem do meu wonderful ex-aluno Victor de Biásio, não resisti a voltar a escrever no blog hoje, com a promessa de trazer toda semana algo. Inicio, assim, com algumas dicas para redação, já que o Victor me perguntou sobre o Enem. Então lá vai:
A redação
- Muita leitura
- Muita prática
- Muita paciência
Leia bem o tema, com bastante atenção. Organize-se. Primeiramente, coloque no papel tudo que vem na sua cabeça em relação ao tema – não há necessidade de fazer frases completas – faça como uma lista de compras. Isso é o que chamamos de brainstorm. Depois, organize essas ideias de forma que elas sigam uma ordem lógica de pensamento – você pode numerá-las. Exemplo: coloque número 1 para tudo que vai fazer parte da introdução; 2 para o desenvolvimento do texto; 3 para a conclusão. Fazendo isso, sua redação ficará mais organizada e você evitará a repetição de ideias – comum nas redações em que o aluno já sai escrevendo sem se organizar. No momento desse brainstorm, pense onde as ideias encaixam-se: “Ah, isto ficaria bom na introdução”; “Isto na conclusão”, etc.; afinal, lembre-se de que, nesses tipos de textos em que se exige dissertar sobre um tema, ele precisa de introdução, de desenvolvimento e de conclusão. Depois inicie sua escrita – pratique sempre assim, quanto mais você faz, mais fácil fica.
Introdução (um parágrafo)
É a parte em que você irá anunciar sobre o que é seu texto. Há 3 partes nela que se apresentam em apenas um parágrafo – em uma redação para o Enem, por exemplo (a Introdução da minha dissertação de mestrado tem 5 páginas):
- Inicia-se com um comentário sobre o tema para atrair a atenção do leitor (sem copiar exatamente as palavras que estão no tema).
- A contextualização do tema que você vai discutir.
- Uma sentença que revele o ponto principal da sua redação – seria essa a sua tese.
Desenvolvimento (2 ou 3 parágrafos)
Pode ter, em uma redação de uma página, 2 ou 3 parágrafos. Lembre-se do mais importante: suas ideias têm de progredir. Não gire em torno da mesma coisa – você vai entediar o avaliador e já viu….Fale de umas ideias em um parágrafo, de outras no outro. Entretanto, essas ideias precisam estar interligadas, em uma sequência lógica. Por exemplo: se você for escrever sobre as vantagens ou desvantagens de algo, escreva sobre todas as vantagens em um parágrafo e as desvantagens no outro. Fica mais bem organizada. Melhor, também, falar sobre as desvantagens primeiro, sua redação termina com ar mais positivo.
Inicie o segundo parágrafo (lembre que o primeiro era a introdução) falando sobre a ideia principal do texto – isso fará a ligação do primeiro com o segundo parágrafo. Em seguida, você deve trazer ideias que suportem essa ideia principal, com exemplos para evidenciar (você pode dar continuidade a mais ideias com seus exemplos em mais parágrafos – sem se repetir e sem fugir do assunto – aliás, nunca fuja do assunto – pense em sua redação como uma árvore: o tronco é a sua ideia principal, os galhos, as ideias secundárias que suportam a principal – não inclua na sua redação outras árvores).
Conclusão (um parágrafo)
Inicie retomando o seu ponto principal – aquele que você colocou na introdução e teça um comentário sobre ele. Resuma as ideias trazidas no desenvolvimento (que não sejam novas – a conclusão não deve conter novas ideias – suas ideias devem encerrar-se no desenvolvimento). Dependendo do assunto, você pode, após esse resumo, dar uma ideia para o futuro, dar uma sugestão em relação às ideias que você mencionou no texto. Faça isso e você terá nota 10 em organização. Em conteúdo, vai depender de suas ideias. Lembre-se de que, para ter ideias para uma redação, é necessária muita leitura, muita, muita… e antecipada. Dificilmente alguém consegue escrever bem sem ler. Leitura é primordial para desenvolver o pensamento. Não se esqueça de reler seu texto antes de entregar para alguém ler. Como professora e revisora, digo: é muito chato quando você pega um texto para ler e percebe que quem escreveu não teve a “delicadeza” de reler para arrumar erros grotescos, digamos assim.
Outra coisa importante: Os parágrafos não devem ser curtos nem longos demais. Tente manter de 6 a 8 linhas cada um (um parágrafo de 2 linhas é muito estranho).
Agora, um texto literário, poético, é outra coisa...veja meu post sobre Lavoura arcaica.
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